Blog

Sopa de água cozida

Nós já mostramos aqui no blog a sopa feita com a água do lago, em Bolsena. Agora, é hora de apresentar uma nova receita, também tradicional da região da Toscana, muito popular na cidade de Bagno Vignoni. A acquacotta – sopa de água cozida – faz parte de uma tradição gastronômica, encontrada em diversos outros…

Read More →

As águas termais de Bagno Vignoni

Como você já vem acompanhando em nosso blog, as diferentes cidades que fazem parte de nosso Turismo Gastronômico se destacam, muitas vezes, pelas suas belas praças e monumentos. Bagno Vignoni não é diferente, mas, ao contrário, de arquiteturas elaborados, o que se tem no centro da cidade é um tanque quadrado de água termal, conhecida como…

Read More →

O Pecorino di Pienza

A Itália é conhecida não só pelas massas e vinhos, como também pelos ótimos queijos produzidos no país. Entre os destaques, está o famoso queijo pecorino de Pienza. O nome pecorino vem de pecora, que significa ovelha em italiano, portanto, o queijo é produzido com o leite do animal. A cidade de Pienza, que está…

Read More →

A cidade ideal

Localizada no sul de Siena, Pienza é uma cidade pequena, com pouco mais de 2 mil habitantes, mas, para o Papa do início do século XV, o local trazia boas recordações, recebendo um tratamento especial durante sua curta vida.   Viaje com o Sughetto e não perca essa oportunidade!   Eneas Silvio Piccolomini – que…

Read More →

Estrangula Padre

Estrangula Padre ou Strozzapreti é o nome de um prato tradicional italiano. É uma espécie de macarrão, do tamanho de um polegar, feito apenas com água, sal e farinha de trigo. Segundo alguns relatos o nome surgiu muitos e muitos anos atrás. A primeira versão diz que as donas de casa da região, extremamente católicas,…

Read More →

A eleição papal mais longa da história

O Conclave é uma “votação secreta” entre cardeais reunidos no Vaticano, ocorrendo sempre após uma renúncia ou morte de um Papa. Em 1270, em Viterbo, um dos destinos do nosso Turismo Gastronômico, aconteceu a votação mais longa da história, levando 34 meses para o anúncio do resultado. Cansados com essa indecisão, a população de Viterbo…

Read More →

Macchina di Santa Rosa

De origem provavelmente etrusca, Viterbo é uma cidade, na região do Lazio, de longa história religiosa. Entre elas, está a tradicional Macchina di Santa Rosa.   Viaje com o Sughetto e não perca a oportunidade de conhecer Viterbo!   A história remete à Santa Rosa, que morreu com apenas 18 anos. No século XII, seu…

Read More →

Piciarello de Bagnoregio

Você que acompanha nosso blog, já deve conhecer a Civita di Bagnoregio. Caso contrário, clique aqui e veja porque ela é conhecida como “a cidade que morre”. Nesta publicação vamos falar sobre um prato típico do minúsculo vilarejo, que faz parte de nosso Turismo Gastronômico: O piciarello. Este prato é uma massa que pode ser…

Read More →

Nhoque da Fortuna| Sughetto

Nhoque da Fortuna

O Nhoque da Fortuna é uma simpatia famosa no Brasil. A tradição, realizada todo dia 29, diz que é necessário colocar uma nota de dinheiro ou moeda – de qualquer valor – embaixo do prato. Em seguida, basta comer as sete primeiras unidades da massa, em pé, e fazer um desejo para cada nhoque ingerido.…

Read More →

Não deixe Bagnoregio morrer

Conhecida como “il paese che muore” – a cidade que morre –, Civita di Bagnoregio é um pequeno vilarejo, localizado no topo de uma colina formada por argila e pedras, 443 metros acima do nível do mar, e que ainda guarda suas características medievais praticamente intocadas. Porém, sua posição geológica não favorece sua eternidade. Por conta…

Read More →

Back to Top
mautic is open source marketing automation